top of page
Buscar
  • Foto do escritorEverton Teixeira

Você conhece a história do jeans?


Se a resposta for não, fique tranquilo que esse é o assunto de hoje. Antes de iniciar, temos que enfatizar que a trajetória do Denim carrega uma infinidade de símbolos e signos que vão de resistência, praticidade, movimentos contracultura.


Os primeiros povos a usarem o jeans, antes mesmo dos americanos, foram os trabalhadores do porto de Gênova. O tecido era fabricado nas proximidades do porto por volta de 1600. As primeiras peças foram fabricadas para os Genoveses da marinha, assim podendo usar no molhado como no seco.


A empresa Levi Strauss tornou-se reconhecida em 1853 como criadores do jeans. Mas não parou por aí, em 1940 vem a tona o corante extraído da índia, índigo, deixando as calças mais fortes e azuis. Vale ressaltar que essa transformação foi tão marcante na história do Denim, que quando imaginamos uma peça jeans, imediatamente associamos a cor azulada devido a aplicação do corante realizada na época.


Na década de 1960 o jeans “gasto” azul desbotado, barras puídas eram comum em festivais de Rock e filmes da época. Já em 70 os punks também utilizavam os jeans mais rasgados e com aspectos de sujo.


E hoje ele é uma peça indispensável no seu guarda roupas!!

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page